quarta-feira, 18 de maio de 2011

O conceito de educabilidade de Paulo Freire...

 “Não há educação neutra. Todo ato de educar é um ato político.” 

A partir deste pensamento entendemos que o educador precisa se interagir com a realidade que o cerca, tendo acesso ao contexto onde a escola está inserida. Para Paulo Freire a escolarização deve ser voltada para a conscientização política, levando a reflexão e mudança de atitude frente a realidade que nos cerca levando-nos a libertação, ou seja, “liberdade de idéias”, para que cada indivíduo seja capaz de defender suas idéias frente as diversidades.
Entendemos que para Paulo Freire a educação vai além da escolarização, lembrando que antes da criança ir pra escola ela já traz de casa uma bagagem de informações, e já vê o mundo de acordo com o que a família lhe mostrou, já tem uma visão do mundo que a cerca. FREIRE acreditava na aprendizagem através do diálogo como fonte de transformação, ou seja, o diálogo tranforma quando conscientiza, mostra novos caminhos e possibilidades, desta forma é possível a humanização para superar a opressão.
Tendo em vista a relação da Pedagogia com sua face Social ou não formal percebemos que a INFORMAÇÂO e a CONSCIETIZAÇÂO da escola em parceria com a comunidade é um dos caminhos para a superação dos problemas contemporâneos de hoje. Em uma de suas frases Paulo Freire nos leva a reflexão de que mudanças precisam ser feitas e que a conscientização por partes das autoridades e leis que regem o nosso sistema educacional precisam dar suporte para que estas mudanças ocorram para a educabilidade nas escolas públicas do nosso país:

                 "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
                    torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente,
                      ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
                          a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
                             tampouco a sociedade muda."

FREIRE defendia que a Educação deve ser embasada em uma esperança,  e frisou que  é necessário:
(...) que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos(...) abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica (FREIRE,1997,p. 136).



Finalizando:
Educação se inicia desde cedo, porém para se educar é necessário que haja participação de um todo, família, escola, comprometimento dos governos e políticos de modo geral para que a lei seja cumprida.
Conceito de Educação: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e de pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas  manifestações culturais”  Artigo 1º da LDB 9394/96

A  maioria das pessoas nos dias de hoje acham que o educador é o grande responsável pela educação anulando a responsabilidade da família. Porém sabemos que ele é um grande colaborador, tornando necessária a participação da família e comunidade para o desenvolvimento do sujeito em formação (a criança e o adolescente)



Curso: Pedagogia – 6º período
Unidade: Pedagogia e espaços educativos não-escolares
Módulo 17: Problemas contemporâneos - desafios para a escola.
Professora: Profª. Ms. Cristiane Gandolfi - Data : 18/05/2011


Paulo Freire:

banco de imagens:


artigos: FREIRE 1997,p. 136

Nenhum comentário:

Postar um comentário