“Não há educação neutra. Todo ato de educar é um ato político.”
A partir deste pensamento entendemos que o educador precisa se interagir com a realidade que o cerca, tendo acesso ao contexto onde a escola está inserida. Para Paulo Freire a escolarização deve ser voltada para a conscientização política, levando a reflexão e mudança de atitude frente a realidade que nos cerca levando-nos a libertação, ou seja, “liberdade de idéias”, para que cada indivíduo seja capaz de defender suas idéias frente as diversidades.
Entendemos que para Paulo Freire a educação vai além da escolarização, lembrando que antes da criança ir pra escola ela já traz de casa uma bagagem de informações, e já vê o mundo de acordo com o que a família lhe mostrou, já tem uma visão do mundo que a cerca. FREIRE acreditava na aprendizagem através do diálogo como fonte de transformação, ou seja, o diálogo tranforma quando conscientiza, mostra novos caminhos e possibilidades, desta forma é possível a humanização para superar a opressão.
Tendo em vista a relação da Pedagogia com sua face Social ou não formal percebemos que a INFORMAÇÂO e a CONSCIETIZAÇÂO da escola em parceria com a comunidade é um dos caminhos para a superação dos problemas contemporâneos de hoje. Em uma de suas frases Paulo Freire nos leva a reflexão de que mudanças precisam ser feitas e que a conscientização por partes das autoridades e leis que regem o nosso sistema educacional precisam dar suporte para que estas mudanças ocorram para a educabilidade nas escolas públicas do nosso país:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente,
ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda."
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente,
ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda."
FREIRE defendia que a Educação deve ser embasada em uma esperança, e frisou que é necessário:
(...) que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos(...) abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica (FREIRE,1997,p. 136).
(...) que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos(...) abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica (FREIRE,1997,p. 136).
Finalizando:
Educação se inicia desde cedo, porém para se educar é necessário que haja participação de um todo, família, escola, comprometimento dos governos e políticos de modo geral para que a lei seja cumprida.
Conceito de Educação: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e de pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” Artigo 1º da LDB 9394/96
A maioria das pessoas nos dias de hoje acham que o educador é o grande responsável pela educação anulando a responsabilidade da família. Porém sabemos que ele é um grande colaborador, tornando necessária a participação da família e comunidade para o desenvolvimento do sujeito em formação (a criança e o adolescente)
Curso: Pedagogia – 6º período
Unidade: Pedagogia e espaços educativos não-escolares
Módulo 17: Problemas contemporâneos - desafios para a escola.
Professora: Profª. Ms. Cristiane Gandolfi - Data : 18/05/2011
Professora: Profª. Ms. Cristiane Gandolfi - Data : 18/05/2011
Paulo Freire:
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