quarta-feira, 11 de maio de 2011

BULLYING NA ESCOLA




FRASE PARA REFLEXÃO:
A violência é o último recurso do incompetente.
Isaac Asimov

BULLYING é o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola, no trabalho entre outros.

Bullying Escolar são atos de violência física ou psicológica provocados pelo bully contra alguém em desvantagem de poder, sem qualquer motivação aparente, o bullying deve ser considerado como um mecanismo de dominação fundamentado por descriminação, intolerância, violência e preconceitos de classe, etnia e gênero. Trata-se de um problema que se apresenta de forma diferente em cada situação, para reduzi-lo é essencial a cooperação de todos: diretores funcionários, professores, alunos e pais, quanto mais cedo o bullying for controlado, melhor será o resultado.
Tipos de bullying:
Verbal: insultar, ofender, falar mal, fazer gozações, colocar apelidos pejorativos.

Físico e material: bater, chutar, espancar, empurrar, ferir, beliscar, destruir objetos roubar.

Psicológico: irritar, humilhar e ridicularizar, excluir, isolar. descriminar. Intimidar e difamar

Sexual: abusar, violentar, assediar, insinuar

Virtual ou cyberbullying; através da utilização de celular, internet, filmadora etc.


É necessário saber distinguir entre brincadeiras naturais e saudáveis, típicas da vida estudantil, distinguir entre indisciplina e violência.

Texto explicativo sobre o tema Bullying para palestra à educadores elaborado pelas psicólogas:  Ana Helena Ferreira Barros , Diná Soares Rodrigues e Maria Imaculada da C. Velásquez, assistente social: Regina Ferreira Pinhal. Organizado pela SEDUC Presidente Prudente (Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente).


Informações sobre o assunto: no site Brasil Escola

“Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder... Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho” 

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola - Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP


Pesquise também no site da NOVA ESCOLA, que além da matéria informativa contém 21 perguntas e respostas sobre bullying que poderão esclarecer ao leitor possíveis dúvidas

 

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.


Para mais informações acesse:

BRINCADEIRA QUE NÃO TEM GRAÇA


SINAIS DE ALARME


Como sei que o meu filho está a ser vítima de maus-tratos psicológicos?
Psicoterapia para Adolescentes vítimas de Bullying

IMAGENS DO GOOGLE

 

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto, me ajudou a entender um pouco mais sobre o bullying, que alias é assunto que eu considero muito importante na humanidade, ainda mais aqui no Brasil que é um país com todos os tipos de preconceito. Muito interessante mesmo, obg ...

    ResponderExcluir