quarta-feira, 25 de maio de 2011

Acessibilidade



Quando falamos de acessibilidade estamos falando de ter acesso a alguma coisa ou lugar, mas no momento vamos falar do acesso para os portadores de necessidades especiais nas condições: físicas , visuais, auditivas, etc.

A comunidade precisa se adequar para dar melhores condições de vida aos portadores de necessidades especiais, estas medidas servem para segurança, como também pode evitar acidentes causando o bem estar a todos com rampas, corrimãos, sanitários adaptados, etc.)

ACESSIBILIDADE é um assunto que precisa ser mais discutido. No ambiente escolar o assunto deve oferecer a população conhecimento, condições de segurança, conscientização e respeito, sem expor os alunos que possuam alguma dificuldade, mas sim, dando a eles informações que os ajudem a se conhecer e a se interagirem com o grupo da qual fazem parte. 
Os lugares que mais representam dificuldades de locomoção com ambientes inacessíveis são: banheiros, escolas, estacionamentos, igrejas, cinemas, praças, supermercados, shoppings e estabelecimentos comerciais. Não há rampas para facilitar a locomoção, sem contar na falta de educação por parte de alguns que não respeitam:

  1. As vagas para deficientes nos estacionamentos.
  2. As faixas para pedestres. (A invasão das faixas de pedestres dificulta o transito dos cadeirantes e usuários de muletas.)
  3. Os sinais sonoros para deficientes visuais. (o uso de buzinas e aceleração dos carros nos sinaleiros impede a percepção dos sinais sonoros.)  
Medidas necessárias para a acessibilidade como:
Adequação dos banheiros:

Melhor sinalização para faixa de pedestres e estacionamentos:

A falta de adequação nos estabelecimentos gera desconforto e exposição ao ridículo aos portadores de necessidades especiais, que entra em contradição ao Direito Constitucional Brasileiro. (igualdade aos direitos dos cidadãos). Neste Blog serão dadas algumas sugestões de como trabalhar este conteúdo na escola. Nossa sugestão é a seguinte: Elaboração de um projeto para a conscientização a partir do seu Projeto Político Pedagógico. Neste projeto é necessário que a equipe docente conte com a participação da comunidade para que o conhecimento seja passado de maneira que os conscientize levando-os a pesquisa, leitura e compreensão dos conteúdos e apreciação de vídeos que os levem à reflexão de suas ações valorizando e respeitando as limitações dos portadores de necessidades especiais. 
A elaboração deste projeto visa à integração de todos os alunos de acordo com a necessidade existente na comunidade e estará presente na sala de aula. O aluno portador de deficiência necessita ser visto com suas possibilidades e habilidades. O professor deve promover atividades que desenvolvam suas questões cognitivas e também sócio afetivo, onde os demais colegas possam interagir aprendendo e ensinando com as diversas situações do dia a dia. Um projeto precisa ter objetivos, e que ao longo do desenvolvimento do Projeto a comunidade e a escola entenda e exercite o:

- respeito pelas diferenças

- respeito pelas necessidades sendo solidário sempre que necessário

- ajudar na conscientização da necessidade da acessibilidade na sociedade da qual participa.

- saiba reivindicar aos representantes da comunidade ou nos órgãos competentes adequações que facilitem aos Portadores de necessidades especiais o acesso a determinados locais públicos para que o direito de ir e vir seja comum a todos.

- saibam usar os conteúdos no dia a dia, como parte da sua realidade,

- Valorizar o meio em que vivem, sabendo usufruir do espaço que os rodeiam para o lazer e esporte.

De acordo com as necessidades de adequação da comunidade e escola, percebemos a necessidade de informação, cursos de capacitação para o corpo docente e todo o quadro de funcionários que estão no ambiente escolar.

A necessidade de aprender o braile, libras, adequação â Educação Física, ou seja, uma Educação Física Adaptada, onde os alunos Portadores de Necessidades Especiais não se sintam constrangidos e os alunos em geral não se sintam limitados, mas que aprendam a conviver com as diferenças.


Filmes Sugeridos:

- Herbert de Perto



Documentário:

Nome: Herbert de Perto, estreou 09/10/2009 nos cinemas.

Diretores: Roberto Berliner e Pedro Bronz.

Em resumo o documentário de Herbert Vianna, “Herbert de Perto”, o vocalista e guitarrista dos Paralamas do Sucesso, aparece, em 1995, exaltando sua autoconfiança e dizendo que se acontecesse uma tragédia em sua vida, ele conseguiria tudo de novo. Roberto Berliner, filmou pela primeira vez os Paralamas do Sucesso em 1983, no Circo Voador (no Rio). Depois, os filmou muitas outras vezes e se tornou amigo do grupo. Roberto dirigiu vidioclips do grupo como Alagados, e os especiais “ V, o Vídeo” em 1987, e “Vamo Batê Lata” em 1995. A proximidade explica o acesso a cenas da vida privada de Herbert.

O filme mostra os noticiários do acidente onde o musico Herbert Vianna e sua mulher, Lucy Needhan Vianna, sofreram um acidente com um ultraleve em Angra dos Reis, litoral sul do Rio, próximo ao Hotel Portobello.

O acidente ocorreu por volta das 15:25, no dia 04/02/2001. Herbert Vianna estava no comando do ultraleve e teria perdido o controle da aeronave ao tentar executar uma manobra conhecida como looping.

O ultraleve caiu no mar e Lucy ficou presa ao cinto de segurança e acabou morrendo afogada. O cantor foi transferido em estado grave do hospital geral de Mangaratiba para outro no Rio de Janeiro. Herbert possuía habilitação para pilotar o ultraleve, o prefixo da aeronave era Z52-10

Ele ficou internado por 44 dias e parte do período em coma. Ficou paraplégico.

Em março de 2001 ele recebe alta do hospital Copa Dor, m Copacabana, sete meses depois faz uma apresentação a internos de um hospital de Brasília que foi transmitida pelo Fantástico. Sua primeira participação em um show depois do acidente foi em junho, quando cantou com o amigo Fito Paez, no Canecão.  Hoje se apresenta com sua banda em uma cadeira de rodas. Ele mostra no filme como estar de bem com a vida, aprendendo a viver com a adversidade e como superar conflitos.

Frase:

“Quero continuar com a vida, me dedicar aos meus filhos e levá-los a ver a beleza e a boa vibração de um ser humano, que não pode ser julgado por como ele está andando.” (Herbert Vianna).



- Meu pé esquerdo



Sinopse:

É um filme de 1989, do gênero drama biográfico dirigido pelo irlandês Jim Sheridan e com roteiro baseado na autobiografia de Christy Brown

Baseado na historia real do escritor e artista plástico Christy Brown, deficiente físico que enfrentou vários obstáculos até alcançar o reconhecimento da família, do publico e da critica.

Christy Brown – Meu Pé Esquerdo – tem uma historia fascinante, porque subestima todo o preconceito sobre deficiência. Ele consegue tudo aquilo que deseja. É alfabetizado por vontade própria e com a ajuda de seus irmãos e de sua mãe, consegue vencer todos os obstáculos que a vida lhe proporciona, sendo capaz de se auto sustentar, sustentar sua família e de conquistar sua esposa pelo fascínio a que se acomete.

Este filme é uma lição de vida e é recomendado para pessoas que não acreditam em seu próprio potencial.




Referências:
Planejamento Semanal 11/05/2011
Professora: Maria José de Oliveira Russo
Título:Formação de professores para a escola inclusiva:uma reflexão sobre culturas, politicas e práticas inclusivas.

Texto elaborado pelo grupo após leituras dos textos e acesso aos filmes sugeridos no dexorrer do módulo 17:  
Problemas contemporâneos:desafios para escola


Banco de imagens do GOOGLE : 
   





 
Filmes:
www.omelete.com.br/cinema/critica-herbert-de-perto/

www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?..

TRABALHO COM BASES NO PROJETO DESENVOLVIDO
ACESSIBILIDADE:
UMA QUESTÃO DE BOM SENSO!
Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do curso de pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo sob a orientação dos docentes: Mara Pavani da Silva Gomes, Rodrigo Sanchez Macedo e Wilson Alviano Junior.ANO DE 2010 PELAS ALUNAS: Elaine Alessandra Mendes Silva / Nádia Isper/Natália Maria Cardoso Martins/Rosemary de Oliveira Souza/Tatiana Moretti Pastorim.

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