quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diga NÃO ao PRECONCEITO


Alguns  tipos de preconceitos existentes na nossa sociedade


Fala-se muito de preconceito na sociedade, é um tema que está sendo muito debatido em todos os lugares, principalmente nas escolas onde muitas vezes são formadas as pessoas mais preconceituosas “as crianças”, na maioria dos casos por influencia de adultos.

Preconceito quer dizer: (pré=antes conceito=distingui), formular opiniões antes de conhecer.

Descriminação quer dizer: (dizer como a pessoa é, sem antes conhecê-la).
Há vários tipos de preconceito e descriminação, os principais são:

·     Descriminação social: o modo de como a pessoa vive na sociedade, suas condições de vida, etc.
·       Preconceito religioso: devido à religião que é seguida por determinada pessoa.
·       Preconceito racial: devido a sua raça, cor, etnia.
·  Preconceito intelectual: perante a um pensamento político, social, econômico ou simplesmente um pensamento diferente.

 
PRECONCEITO RACIAL – É o tipo de preconceito que se manifesta na cor da pele: o branco que se acha melhor do que o negro, ou o contrário: o negro que se sente superior ao branco etc. Foi por pensar desta forma que o grande ditador alemão Adolf Hitler exterminou, durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus e outras minorias tidas como inferiores à raça alemã. 
Lamentavelmente muitos que se dizem cristãos carregam dentro de si este tipo de preconceito. Ouvi um desses "cristãos" afirmar que, ao entrar no céu, todos os negros passarão por um processo de embranquecimento. Que ignorância!

                                                                         Beto Barata/AE - 27.04.2011
'Sociedade conviveu muito tempo com a desigualdade' diz a Ministra da Igualdade Racial na Luiza Barrios sua entrevista ao ESTADÃO.


PRECONCEITO SOCIAL – É o tipo de preconceito que se presencia entre ricos e pobres, entre homem e mulher etc.
O pobre que é considerado um estorvo para a sociedade burguesa, que é explorado fisicamente e massacrado psicologicamente pelos donos do poder, que não tem direito a terra (a não ser alguns palmos no cemitério por durante seis anos), que não pode usufruir o que a feroz propaganda lhe oferece pelos meios de comunicação.
Este tipo preconceito se faz presente ainda na suposta superioridade do homem em relação à mulher. Esta que historicamente serviu apenas para gerar filhos, continua subestimada pelo homem: "esquenta a barriga no fogão para esfriar na pia". Enquanto que o homem, o "senhor homem", reina em sua "majestade machista", inclusive em algumas igrejas.



PRECONCEITO LINGÜÍSTICO – É o tipo de preconceito relacionado ao padrão de língua que se fala. A pessoa sente-se superior pelo fato de falar "mais bonito". Dizer-se, por exemplo, que "as mulheres são bênçãos de Deus" é mais "chique" do que falar que "as muié ou mulé é bênça de Deus". Este tipo de preconceituoso costuma ri do oxente nordestino, zomba do uai mineiro, e caçoa do tchê gaúcho. Ainda bem que quase sempre ele é pego em sua própria armadilha, pois vira e mexe comete seus deslizes gramaticais. E quantos irmãos não são ridicularizados por sua simplicidade lingüística? É lamentável!


PRECONCEITO RELIGIOSO – É o tipo de preconceito que se faz visível nas religiões. O fato de ser desta ou aquela religião, torna a pessoa obstinada e arrogante. Ensoberbece-se por pertencer à religião da maioria. Humilha os que não pertencem ao seu grupo. Embora Deus condene a idolatria e outros diversos tipos de pecados praticados em muitas religiões, Ele ama cada pessoa e deseja a felicidade de cada uma delas. Devemos amar os escravizados pelo pecado, e odiar os pecados que os escravizam. 



PRECONCEITO ESPIRITUAL – É o tipo de preconceito que se observa em nossas igrejas. Por exemplo, alguns pentecostais que se acham mais santos dos que os tradicionais, ou alguns destes que crêem ser mais fiéis a Deus do que os primeiros. Muitas pessoas que têm o dom de língua menosprezam os demais, crendo que pelo fato de "falar a língua dos anjos" são mais poderosos, pode amarrar o diabo com mais facilidade. A irmã que usa saia rachada é impura; a outra que apara o cabelo é mundana; o irmão que usa cavanhaque é profano; o outro que veste a roupa da moda é irreverente. Muitos crêem serem os donos da verdade. Se o outro não se veste como ele (como o preconceituoso), se não dá glória igual a ele, se não ora como ele, está na carne. É preciso que haja sempre um mundano para que ele se sinta santo. Se alguém cai na fé, há no íntimo dele uma espécie de regozijo não manifestado ou disfarçado, algo do tipo: "Viu só? Ele pecou e eu não"! Deixemos, pois, que Cristo arranque de nossos corações todos esses males.  


“O PRECONCEITO

Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.”

Definições e artigos sobre preconceito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário