segunda-feira, 28 de março de 2011

Comentários gerais


           O objetivo deste Blog é dar sugestões para pesquisa sobre vários assuntos que poderão auxiliar a qualquer educador que queira experimentar a Música como um instrumento facilitador para o aprendizado. Como sabemos a música é uma das formas mais prazerosas que o ser humano tem para se expressar. Através da “Diversidade na Escola”, podemos mostrar o desafio de conviver com as diferenças: diversidade racial, cultural e sócio-econômica, com o sentido da socialização para objetivos comuns que facilitem o aprendizado e ajudem na formação cidadão.

              Convidamos a você leitor a fazer esta experiência e usar este instrumento em todas as séries... Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Os benefícios serão muitos, esta afirmativa já foi comprovada e contextualizada por vários pesquisadores que através da música os alunos desenvolvem a memória, a percepção auditiva, a coordenação motora entre outros benefícios.

              Os temas abordados até o momento tem objetivos de levar a você leitor a  reflexão, a pesquisa, a inovar, a usar a criatividade, porque o nosso maior “ Cliente” é o aluno, ele merece o melhor e o seu maior incentivador deve ser o educador que precisa criar um ambiente favorável para que a aprendizagem aconteça.
Este aluno não chega na escola sem saber nada, ele traz de sua casa, de sua família e da comunidade onde está inserido muitos conhecimentos que não podem ser “descartados”.É necessário a cada assunto estudado uma sondagem uma avaliação diagnóstica.

Vamos rever os assuntos abordados nas músicas aqui postadas:

Ora Bolas: Compreensão a partir da contextualização - localização no mundo onde vivemos... (Planeta Terra, Continente, Estado, Cidade, Bairro, Rua e Casa). Entendimento: sou um indivíduo, pertenço a uma sociedade, pertenço a uma família com costumes e idéias diferentes dos meus amigos.



Pindorama: "terra das palmeiras"
Os portugueses descobriram ou Conquistaram o Brasil?
Infelizmente os portugueses desrespeitaram a liberdade dos índios destruindo o ambiente que eles viviam, forçando–os a serem escravos, degradando a sua cultura, catequizando-os e impondo a língua e costumes europeus e assim mudando seu modo de viver Esta música retrata uma versão das quais estamos acostumados a ouvir, que provavelmente estudamos esta história no Ensino Fundamental e decoramos este ponto, para irmos bem na prova. Nossos alunos precisam entender, questionar, participar e para isso sugerimos também a leitura do Poema de Gonçalves Dias


Canção do Exílio - Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sábia;
As Aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sábia.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sábia.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sábia".

Tamba-Tajá: Uma lição de fidelidade que o homem têm com sua companheira, lembrando que nem sempre as uniões formadas nos dias de hoje são para toda a vida, na alegria na tristeza, na saúde na doença, na riqueza ou na pobreza... Nos dias de hoje, a estrutura familiar se tornou uma UTOPIA.



Utopia - Composição : Pe. Zezinho
 
Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar

Meus pais não tinham
Nem escola e nem dinheiro
Todo dia o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar

Eu tantas vezes
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado
Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estrepolia
E mamãe nos defendia
E tudo aos poucos se ajeitava

O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então pedia
Ver papai cantar pra gente
Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar no sol poente

Há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais
                              Se os pais amassem... O divoócio não viria...  
Chamam isso de UTOPIA ... Eu a isso chamo PAZ!

UTOPIA: é o conceito de algo ideal, perfeito, fantástico, imaculado, idéia que se torna imaginária segundo os padrões da atual sociedade.

Sugestões de Lendas Indígenas:
Yara
Vitória-Régia
O Irapuru
O Boto

Suestões autores que abordam o uso da música no ensino:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação  Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil - Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/SEF 1998.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. 

BRITO, Teca de Alencar, Música na Educação Infantil. 1998

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil Proposta para a formação integral da criança. Editora Petrópolis.São Paulo, 2ª Edição, 2003.

CANDÉ, R. de. História universal da música. S.Paulo: Martins Fontes, 2001.

CLARET, Martin. O poder da música. São Paulo: Martin Claret, 1998.


Links:
avaliação diagnóstica:

http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/371355-avalia%C3%A7%C3%A3o-diagnostica/ 

http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1260

canção do exílio:
http://www.infoescola.com/livros/cancao-do-exilio/
http://www.estudandoletras.org/poesia/analise-do-poema-%E2%80%9Ccancao-do-exilio%E2%80%9D-de-goncalves-dias/ 

utopia letra:
Utopia vídeo:
Utopia – Conceito:
Lendas Indígenas:

Imagens: 




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