quinta-feira, 24 de março de 2011

Parte 2 - Brasil... Misturas de raças, mistura de culturas... Como tudo isso começou? Como trabalhar este conteúdo?

Dicas:

              Com a Música Pindorama e a lenda do Tamba-Tajá é possível trabalhar conteúdos de Artes, História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. A integração de todos os conteúdos fará com que o professor trabalhe a partir da Interdisciplinaridade. A música conta a história do descobrimento do Brasil de uma forma bem lúdica e traz em seus versos o sotaque da Língua Portuguesa – (Português- Portugal). Este trabalho poderá ser feito no mês de Abril (relembrando a data em que nosso país foi descoberto e o dia do Índio). Para nossa surpresa hoje em dia a sociedade praticamente não sabe nada sobre o assunto. Esta mudança cabe a nós através do conhecimento mudar, para que o índio brasileiro tenha reconhecimento, porque são na maioria das vezes discriminados, enquanto deveriam ser valorizados por já estarem aqui antes do descobrimento do Brasil                                                
            Após todos os conteúdos serem trabalhados sugerimos uma apresentação em forma de teatro ou dança com coreografias aberto a toda comunidade onde o Colégio está inserido.

Conteúdos a serem desenvolvidos no mês de Abril:

Artes:
  • Execução das musicas Pindorama e Tamba-Tajá. 
  • Desenvolvendo o aprendizado da melodia, ritmo, percepção auditiva, coordenação motora, lateralidade e movimentos gestuais e corporais em coreografia. 
  • Peça de teatro interpretada pelos alunos a partir do conteúdo estudado 
  • Confecção do cocar e criatividade para a pintura feita na pele para a apresentação da musicas em evento promovido pelo Colégio aberto a comunidade. 
http://alternativaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/04/confeccao-do-cocar-indigena.html 


Historia:
  • Os colonizadores e os primeiros habitantes do Brasil 
  • A cultura, costumes, alimentação indígena
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/os-povos-indigenas-no-brasil.htmhttp://www.potyguar.com.br/riodejaneiro/index_arquivos/os_primeiros_habitantes.htmhttp://www.governo.rj.gov.br/historia02.asp 
http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacao 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil 
http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/ 
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=589 
http://www.consciencia.org/do-principio-e-origem-dos-indios-do-brasil-e-de-seus-costumes-adoracao-e-ceremonias-fernao-cardim 


Geografia:
  • - Portugal, um pais do Continente Europeu e Brasil um pais da América do Sul 
  • Tipos de moradias, organização das tribos



Ciências:
  • Alimentos ricos Carboidratos
  • Transformação da mandioca em diversos alimentos.

Língua Portuguesa
  • - Leitura e interpretação de texto – Lenda do Tamba-Tajá - Tribo Macuxi 
  • Leitura e interpretação dos textos das músicas: Pindorama e Tamba-tajá.
Obs.: Links disponíveis neste Blog

Objetivo Geral do mês de Abril:
 Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre os temas: Brasil e povo nativo, para com isso transmitir para os alunos a identidade indígena, abordando sua vivência e comparando com a identidade do homem atual e seu modo de vida.

Objetivos Específicos:
  • - Conhecer o modo de vida indígena;
  • Trabalhar com comparações do passado e presente;
  • Valorizar os primeiros habitantes do Brasil e sua importância para vida atual;
  • Reconhecer e Identificar as transformações das tribos do passado e presente.

Metodologias:
As aulas precisam ser iniciadas com uma conversa prévia, a respeito dos indígenas com questionamento sobre esses povos, para que seja feita uma análise dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto.Os conteúdos poderão ser passados através de filmes, fotos, apresentação em data show e outros.
                
Avaliação:
Todo o conteúdo poderá ser avaliado diariamente e posteriormente feito o registro pelos próprios alunos em forma de questionário ou redação. A partir destes registros será possível fazer uma revisão de todo o conteúdo para que todos os alunos atinjam o mesmo nível de conhecimento.

Outras Sugestões:
Musica: ”Vamos brincar de Índio” – Xuxa (Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas). 

Letra:

Vamos brincar de índio
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par... 
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele para a dança começar
 Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá 
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito
Mas também sabe gritar
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz

Ainda poderão ser trabalhados os seguintes conteúdos: a Arte Indígena, comida, pinturas achadas em cavernas, material confeccionado para caça, pesca e grandes e pequenas cerimônias, entre outros.                                                                               

 vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ba9JLbDrpWI

Nenhum comentário:

Postar um comentário