quarta-feira, 23 de março de 2011

Ora Bolas - parte 2... reflexões e dicas de como aplicar esta música em um planejamento escolar

           Ao ouvir e  ao lermos  a música "ora bolas", aqui postada, é possível  interpretá-la e pensar que através dela é possível facilitar a aprendizagem em uma sala de aula. É possível trabalhar a diversidade na escola através dessa letra reproduzindo conteúdos riquíssimos em  que envolve os aspectos sociais e culturais, como por exemplo: A América do Sul, sua localização no globo terrestre. A letra faz várias perguntas sobre a organização das pessoas na nossa sociedade, onde podemos trabalhar a localização da nossa casa, rua, bairro, cidade, estado, país e ainda temos atividades que poderão ser variadas como: jogos e brincadeiras com a bola, jogos cantados, marcação rítmica e pulsação da música, criação de paródias contextualizada a realidade de cada turma.              
         São muitos os conteúdos que poderão ser trabalhados. Para que estes possam ser executados precisamos planejar para uma boa prática pedagógica, pondo a criatividade em prática para que os conteúdos sejam passados de forma lúdica e interativa.
         Concluindo... O educador precisa desenvolver um trabalho diversificado na educação, os caminhos são muitos a serem seguidos... A sociedade está em constante processo de mudanças e a escola com seu processo educativo sempre ajudará na formação do educando, pois as mudanças sempre farão parte da vida dos seres humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário