domingo, 20 de março de 2011

Ora bolas

        
           Neste Blog faremos uma grande viagem, interpretando a vida através da música na diversidade cultural, aprendendo com as linguagens urbanas nos diversos contextos onde se pode perceber a desigualdade social e a luta constante do povo brasileiro em busca da realização dos seus sonhos. Queremos através da música mostrar que o universo é infinito, porém,  devemos contextualizar, argumentar, justificar para agir de forma consciente para a ampliação do conhecimento dos alunos. Que o professor deve constantemente pesquisar, ter "cartas na manga", ser criativo, explorar sem medo todas as formas de exploração do conhecimento para que seu aluno se desenvolva como ser humano e como um ser encare a vida sem medo dos desafios.
           Sabemos que a repressão escolar esteve presente ao longo dos anos, que infelizmente ainda faz parte da nossa realidade deixando os alunos alienados sem saber qual o papel da escola e deles mesmos enquanto indivíduos. A escola tem o papel de criar condições favoráveis para que ensino-aprendizagem aconteça de forma significativa. A escola deve ser o lugar onde os alunos devem ser provocados e desafiados a buscar o conhecimento de forma interativa e dinâmica. O professor deve tomar todos os cuidados em relação à diversidade de idéias presentes na mesma sala... Sabemos que aceitar e conviver com esta diversidade cultural e chegar a um consenso é muito difícil, por isso sugerimos o exercício diário!
           Aprender de forma lúdica, porque os professores sentem prazer em ensinar e os alunos a aprender. Os alunos têm que estar "lá" (na escola) porque gostam de aprender e porque confiam nos professores como fonte de conhecimento. Com base no Poema de Carlos Drumond "Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças“ disponível no site: http://www.espacoacademico.com.br/012/12drummond.htm .
           Percebemos a necessidade da criatividade dos professores para desenvolverem aulas lúdicas para que o envolvimento dinâmico levem o aluno a participar, conseqüentemente acontecerá o aprendizado. O Poema nos leva  a reflexão de como vemos a escola e como podemos fazer para que esta desenvolva a  autonomia dos alunos,  respeitando a sua individualidade e o tempo necessário para a assimilação de conteúdos,  cabe ao professor provocá-lo para que a curiosidade o leve a vencer desafios.
             Através da música vamos todos juntos conhecer um pouco mais sobre o Brasil de uma forma diferente.e envolvente. Sugerimos a você leitor que faça uma escuta atenta, sentindo a harmonia, a melodia, interpretando as letras das músicas de forma crítica para que se perceba a riqueza e a criatividade dos compositores e intérpretes brasileiros.  Então sejam bem vindos ao nosso Blog, embarque conosco nesta grande viagem!                                                                                                                                                   
 




Desde criança temos a necessidade de nos localizarmos no mundo onde vivemos... A princípio conhecemos e sentimos o local onde fomos gerados, o ventre da nossa mãe, após o nascimento somos levados a explorar o nosso redor, o berço, o quarto, conhecemos nossa casa, a rua em que moramos, reconhecemos a fisionomia dos que nos cercam, passamos a reconhecer os sons das vozes mais próximas... Voz da mamãe ou da vovó que nos transmite segurança e vamos seguindo adiante... Com o passar do tempo passamos a nos socializar com os amigos nas séries iniciais (maternal e pré-escola) e entendemos que existem outras famílias, fazemos amizades... Grande emoção é conhecer o globo terrestre e saber que estamos pisando numa bola e por causa da gravidade que cerca este globo não caímos no espaço sideral... 
Entendemos que existem outros países com uma riqueza cultural bem diferente da nossa, mas que ao mesmo tempo está presente aqui, porque o Brasil é o resultado da junção de pessoas de todas as partes deste planeta, que vieram pra cá em busca de sonhos e lutam pra que estes se tornem realidade!





Ora Bolas - Palavra Cantada
oi oi oi,
olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora?
Mora lá naquela casa!
Onde está a casa?
A casa tá na rua!
Onde está a rua?
Tá dentro da cidade.
Onde está a cidade?
Tá do lado da floresta!
Onde está a floresta?
A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil?

Tá na América do Sul, no continente americano,
cercado de oceanos e das terras mais distantes
de todo o planeta.

E como é o planeta?
O planeta é uma bola,
que rebola lá no céu. 

2 comentários:

  1. Acredito eu, que a diversidade na escola esta cada vez menos acentuada, apesar das diferenças sócio-econômica e estruturais de que vem o cidadão, nosso mundo de um modo geral, esta cada vez mais informado com atualidades pelos meios de comunicação, onde o aprendizado desta diversidade e muito pequena, por que ela fica as vezes relegada a um segundo plano, que por motivos diversos deixa de ser importante, nos deixando assim de certa forma preocupados com a maneira de como um material de vital importância para a nossa historia cai no esquecimento, correndo assim o risco de desaparecer da nossa cultura, como se, a diversidade tenha existido apenas no passado.

    ResponderExcluir
  2. A diversidade cultural esta inserido no nosso cotidiano; comidas, costumes, crenças, musicas, danças apesar, que infelizmente hoje a sua presença seja menos abrangente do que num passado bem próximo já foi,deixou de ter aquela importância, mas nunca deixará de ser motivo de orgulho para um povo com tantas histórias interessantes.

    ResponderExcluir