quinta-feira, 2 de junho de 2011

Problemas contemporâneos: desafios para a escola

Organização dos tempos escolares no ensino fundamental: séries e ciclos
Nos dias de hoje a situação da Educação no Brasil está passando por grandes modificações das quais é necessário pensar e repensar em estratégias que possam elevar o nível do ensino no país.
Para que você leitor tenha o conhecimento a respeito da Lei de Diretrizes e Bases que rege a Educação é necessário compreender o conceito de Progressão Continuada e Ensino em Ciclos:

Progressão continuada

Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. É considerada uma metodologia pedagógica avançada por propor uma avaliação constante, contínua e cumulativa, além de se basear na idéia de que reprovar o aluno sucessivamente não contribui para melhorar seu aprendizado.
Criado no governo Mário Covas, o sistema tinha como objetivo acabar com a evasão escolar, causada pela obrigatoriedade do aluno cursar, novamente, todas as matérias da série anterior por não ter obtido o êxito necessário para ser aprovado em apenas uma. O aluno, então, se desmotivava e deixava a escola. 


Ensino em Ciclos
Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes à primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos). Ou ainda em ciclos de dois ou quatro anos.


No Brasil, a ruptura com a organização seriada do ensino, que teve início nos anos oitenta, a partir da implantação de ciclos nas séries iniciais do ensino fundamental, colocou a progressão continuada como uma tendência orientada pelo governo, principalmente após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. A LDB propõe a progressão continuada organizada em forma de ciclos, considerando o conhecimento como processo e vivência que não admitem a idéia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno está continuamente se formando, construindo significados a partir das relações dos homens com o mundo e entre si. 

A progressão continuada, apesar de ser considerada uma idéia avançada, é alvo de polêmica por alguns considerarem que ela configura a "aprovação automática" dos alunos. Essa idéia leva em conta que a progressão foi adotada, no Brasil, sem se mudar as condições estruturais, pedagógicas, salariais, de formação dos professores e outras necessárias ao desenvolvimento de um verdadeiro projeto de progressão continuada. Outros, no entanto, consideram um importante projeto para solucionar o problema da reprovação e evasão dos alunos. 

Nestas discussões ainda existem idéias polêmicas como que na progressão continuada os alunos passam para a série seguinte carregando sérias deficiências, dispersando-se e, conseqüentemente, atrapalhando o aprendizado dos demais.
“Em nome do ultraliberalismo, o Brasil caminhou para o analfabetismo”, criticou em 2006, quando ainda era prefeito de São Paulo, o atual governador José Serra (PSDB).

Referências bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Progressão continuada" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira
EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=68, visitado em 1/6/2011.
Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação, Creso Franco (org.), 172 págs., Ed, Artmed, tel. 0800-703-3444


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