quarta-feira, 15 de junho de 2011

Virar o jogo... Achar a saída contra a violência com bases no Estatuto da criança e do adolescente.


No município de Presidente Prudente, há muitos projetos sociais e organizações que prestam serviços a comunidade no intuito de diminuir a violência e trazer aos Prudentinos novas expectativas de vida, afastando as crianças e adolescentes das drogas, prostituição e violência. Sabemos que aqui em nossa cidade, assim como em todo o Brasil a criança ou o adolescente que está em conflitos, ou está em processo de inclusão, ou ainda foi vítima de alguma violência, sofre pré-conceitos por toda a sociedade que não tem consciência e nem um olhar crítico sobre a violência que “estes” estão sofrendo e reproduzindo.
O trabalho das pessoas que trabalham com estas crianças e adolescentes é de extrema importância, pois tem o objetivo de garantir seus direitos. Mas como muita “coisa” (cumprimento das leis e estatutos, onde os direitos da criança e adolescentes são garantidos, como também a melhoria do ensino e condições de uma vida saudável), fica só no papel, e como a maioria já sabe ficam nos lindos discursos de políticos e dos que detém os poderes e manipulam toda a “massa” (população, que por sua vez ainda está mergulhada na ignorância e não tem o senso crítico de lutar, exigir, escolher ou agir com consciência. Simplesmente aceitam a realidade que os cercam convivendo a cada dia com MAIS VIOLENCIA.
“Autoridades, pais, familiares dentre outros fazem com que cada vez mais esse adolescente continue no mundo da criminalidade, pois estes vitimizam o adolescente pela violência e fazem que este não queira transformar sua realidade, e, portanto queira cada vez mais se igualar ao violentador como uma forma de mostrar que pode mais.” (GODOY e OLIVEIRA 2009)

Mariana Molina GODOY Aluna do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, Presidente Prudente/SP. Contato: mah_mol@hotmail.com.
Juliene Aglio de OLIVEIRA Orientadora, coordenadora do Curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Contato: julieneaglio@unitoledo.br

Mais detalhes sobre: ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SÓCIO EDUCATIVA NO PROJETO ALERTA: VITIMAS DE VIOLÊNCIAS no site


Neste BLOG, nosso objetivo maior foi de mostrar caminhos nos quais parecem UTOPIAS (sonhos), ou situações inusitadas. Mas dizemos NÂO a esta idéia.
É POSSIVEL, sim é possível mudar a realidade dos problemas contemporâneos de violência na escola, como o BULLYING, Pré-conceito, problemas com sexualidade, acessibilidade e outros problemas aqui apontados a partir da união da comunidade (família), autoridades e escola traçando estratégias de como trabalhar em prol da não violência através do ensino formal, informal e não formal. Todas estas idéias foram apontadas pelo grupo de alunas do curso de PEDAGOGIA da Universidade Metodista de São Paulo – Pólo Presidente Prudente:
Elaine Alessandra Mendes Silva RA 167535  
Juliana Maria Gomes da Silva RA158589  
Nádia Isper RA158425    
Sandra Regina Trintrin Gonçalves RA176029
Solange Lopes Santana RA158577

O grupo se orgulhou de defender pontos de vista nesta atividade da criação de um BLOG para trazer ao leitor informações com bases teóricas fundamentadas nos temas estudados nos módulos e leituras complementares dos nossos planejamentos semanais:

Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola” e “Problemas Contemporâneos: desafios para a escola”.

Com os professores:
Prof. Edson Fasano
Profa. Maria Leila Alves
Profa. Alessandra M. T. Domeniquelli
Profa. Elisabete C. Costa Renders
Profa. Maria José O. Russo
Profa. Cristiane Gandolfi
Profa. Marília Claret Geraes Duran


Em Presidente Prudente vemos que através da MUSICA, muita criança e adolescente tem ficado longe das drogas, violência e prostituição participando de projetos sociais que trabalham seus conteúdos e ideologias com base no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Sabemos que estes projetos têm a missão de transformar a realidade destes cidadãos em formação, ajudando no senso crítico, educando para um futuro melhor, onde os alunos atendidos saibam que é possível realizar sonhos a partir de uma educação que construa trazendo harmonia para toda comunidade. Mas nem sempre são divulgados e reconhecidos estes trabalhos pelas autoridades que deveriam apoiar mais para que tenham respaldo para atender mais crianças e adolescentes.

Queremos destacar aqui alguns projetos musicais do Município de Presidente Prudente:

Projeto Guri - uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado com o Município de Presidente Prudente. Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. 
Desde 1995, oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. É a principal ação coordenada pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), cuja missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Informações nos sites:


Projeto Aquarela - O projeto Aquarela é mantido pela Prefeitura de Presidente Prudente através da secretaria de Assistência Social, atende seus alunos na Cidade da Criança. Além das oficinas de Informática e Teatro, o projeto desenvolve oficinas culturais e artísticas. São desenvolvidas as seguintes oficinas: na área musical: violão, violino, canto coral, teclado, iniciação musical, percussão, cavaquinho, fanfarra. Na área de Educação: literatura, orientação de estudos.
Mais informações nos sites:



Projeto Camerata - Criada em 1996, pelo Prof. “Luizão”, Luiz Antônio Filho (além de professor, administrador e maestro do Projeto Camerata – Formação de Orquestra, é professor de violino e viola da Escola Municipal de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” de Presidente Prudente/SP.) tem como o objetivo principal propiciar a prática de repertório essencialmente erudito para cordas e instrumento solo. O projeto dá oportunidade aos alunos, de integrar um grupo de alto nível de execução, que interpreta grandes obras clássicas, aberturas e concertos. O grupo vem ampliando seus conhecimentos musicais e tem participado de cursos e eventos em toda região. Já teve o privilégio de estar sob regência de maestros renomados como Valter Trevisan (Orquestra de Presidente Prudente), Juliano de Arruda Campos (1° flautista e 2° maestro da Orquestra Sinfônica Paulista – Tatuí/SP, maestro titular da Orquestra de flauta de Tatuí/SP e da Orquestra de Poços de Caldas/MG) e João Carlos Martins (Bachiana Chamber Orchestra/SP).

Proerd e Projeto Alerta

Com o PROERD e o PROJETO ALERTA os trabalhos desenvolvidos são específicos para a informação e conscientização de crianças e adolescentes contra as Drogas e o atendimento de adolescentes autores de atos de infrações. 


PROERD - É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
Confira no site:

Projeto Alerta - Para atender às diretrizes de municipalização da política de atendimento e da descentralização político-administrativa dos programas e serviços – destinados a dar retaguarda ao cumprimento das medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, em dezembro de 1997 a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente criou o Projeto Alerta, por meio de um convênio com a Fundação CASA, na época FEBEM.
O Projeto é diretamente executado pelo Departamento de Atenção e Ação Comunitária da Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Presidente Prudente e seu objetivo consiste no acompanhamento de todos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade do Município de Presidente Prudente. Suas ações são pautadas em uma metodologia atenta aos preceitos do próprio ECA, que tem como eixo de intervenção a família, a escola e a comunidade.
Informe-se nos sites:

 imagens do Google:







Virar o jogo

Vamos virar o jogo através da música




Eu preciso virar o jogo - Rappin'Hood

Eu preciso virar o jogo, preciso mudar a minha vida...
Achar a saída, saída...
Eu preciso ganhar “um qualquer” para sustentar filho e mulher,
Mas só se Deus quiser, quiser...

Diz que Deus, diz que Deus, diz que Deus dará, mas eu não posso parar, 
Tenho que trabalhar...
Mundão tá mil, SOS Brasil, nas favelas de São Paulo ou nos Morros do Rio
Mais um batalhador da economia informal, 
Que não contam para os índices que estão no jornal
É gente humilde na eterna crise, longe do luxo apenas sobrevive...
No jogo do bicho põe a sua fé, tem proceder não é ZÈ MANÈ, só no sapatinho
Segue sem dar falha, sou eu, sujeito homem aqui no fio da navalha...

Se Deus quiser ainda saio do aluguel, o meu projeto ainda sai do papel
A minha casa própria eu quero comprar, vou procurar a CAIXA pra financiar,
Esse é o sonho do trabalhador, um quarto pras crianças, muita paz e amor
Um brinde a todos, salve meu povo, é ano novo, tamo no jogo,
Muita garra e empenho, determinação, mais saúde irmão, mais dinheiro na mão,
Mais união,é tudo que eu peço, um amanhã melhor acho que eu mereço,


Conheça um pouco mais sobre o Projeto Guri:


                                                                um BIS com Rappin'Hood



vídeos do youtube:


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação em Ciclos e Progressão Continuada - Comentários e Críticas

Segundo Elba Siqueira de Sá Barreto em sua entrevista a revista escola e em seu artigo Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão:  
"A idéia de ciclos e medidas anti-repetência foi assumindo diferentes significados. Atualmente, a proposta de ciclos é bastante elaborada. Ela incorporou as tendências contemporâneas da pedagogia e uma preocupação com a inclusão de todos na escola. Os ciclos agora propõem uma revisão na forma de entender o conhecimento e a aprendizagem e de trabalhar a organização da escola e o currículo, mais adequada em uma escola para todos e não apenas para os melhores."
A Pedagoga ainda cita:
"O grande atraso escolar é efetivamente um dos motivos que orientam as experiências brasileiras de medidas de não-repetência – que agora se chamam ciclos, mas já tiveram outros nomes. A reprovação não melhora a qualidade do ensino. Se fosse pelo número de reprovados, o Brasil estaria entre os campeões da boa educação, e nós sabemos que isso não é verdade. Por trás da questão da correção do fluxo, há uma preocupação com a democratização do ensino. Quando não havia escola para todos, a repetência tirava o lugar de novos alunos. Hoje existem vagas para todo mundo, mas o atraso escolar ainda é muito grande. Nós temos mais alunos de 15 a 17 anos freqüentando o Ensino Fundamental do que o Ensino Médio, que seria o certo para essa faixa etária."

Elba Siqueira de Sá Barreto - Pedagoga, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

A partir do assunto tratado por Elba Siqueira de Sá Barreto entendemos que:
É fundamental o aluno estar na escola e vemos hoje como progressão o aluno indo á diante.
A proposta da não reprovação é boa, porém os alunos não encaram com seriedade. Eles já sabem que vão passar de ano, só basta não faltar, onde acaba ocasionando em falta de interesse de estudar e aprender. 
 A tempos atrás os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizado ou com problemas de comportamento, ao saberem da reprovação por notas baixas optavam por se esforçar estudando mais ou saiam da escola. Em outros casos, com o esforço dos professores em prender a atenção desses alunos insentivando-os a estudar, alguns conseguiam recuperar as notas e passar no próximo ano...

A intenção desta forma de ensino é boa, pois assim temos mais alunos nas escolas, porém muitos desses não aprendem o conteúdo dado e concluem o Ensino Fundamental  sem aprender. Esta situação do não aprendizado acarretará problemas futuros porque estes alunos vão enfrentar dificuldade no  dia-a-dia para questões que exijam compreensão ou cáculos como também para prosseguir os estudos.
Com tantas mudanças, percebe-se as dificuldades  enfrentadas pelos professores e a falta de capacitações para auxílio e esclarecimento de dúvidas, como também a necessidade da contratação de auxiliares, já que aumentaram o número de alunos atendidos por sala.
O processo tem intenção de desenvolver, mas para melhorar a qualidade de ensino, porém  é necessário fazer aulas mais dinâmicas e direcionada para cada público (infantil, infanto juvenil e juvenil). 


Segundo João Cardoso Palma Filho 
"É necessário a capacitação dos professores  e um investimento em material didático para melhorar o nível do ensino no País... O ideal seria 30 alunos em uma sala de aula alfabetizada... A alfabetização é uma prioridade nos ciclos escolares."
                                                   
Assista:

João Cardoso Palma Filho, secretário-adjunto da Educação do Estado de São Paulo, sobre a reestruturação do Ensino Fundamental, com a implantação de avaliações periódicas e a alteração do número de ciclos. Programa transmitido em 21/02/2011.

A partir das discussões de João Cardoso Palma Filho ressaltamos a idéia de que:                 
a  progressão continuada é muito importante em termos de ensino, mas enfrentou problemas na sua implantação. Primeiro teve o paradigma de que se o aluno não for reprovado, não aprende, depois o mito da reprovação, algo que fez mal inclusive a esse aluno, pois se trata de uma tentativa de melhorar o ensino.
Concordamos que os caminhos para aperfeiçoar a Progressão Continuada seria a capacitação de professores, um maior investimento em material paradidático, presença na recuperação que deve acontecer paralelamente ao processo de aprendizagem, repensar  o Saresp.
Outro detalhe importante é a participação da comunidade, família e políticos.
As famílias insentivando seus filhos a participarem das aulas como também  interagindo, e ajudando a escola no processo ensino-aprendizagem.
A família é peça fundamental, pois através da rotina de casa e costumes é possível analisar o perfil de cada aluno e o professor, a partir da troca de informações, criar novos caminhos para um ensino eficiente.
Os políticos poderiam direcionar empresas locais a serem parceiras da comunidade, da escola e dos alunos, através de cursos rápidos que tragam informação, como também desenvolvimento técnico,auxiliando a todos e combatendo possíveis dificuldades encontradas nos dias de hoje, como por exemplo:
inclusão digital , informações sobre como ter uma melhor qualidade de vida, entre outras.







Referencias Bibliográficas:
Planejamento Semanal de 25/05/2011
Módulo:Problemas Contemporâneos:desafios para a escola
Professora: Dra. Marília Claret Geraes Duran
Título: Organização dos tempos escolares no ensino fundamental:série e ciclos





IMAGENS:



http://www.folhadirigida.com.br/htmls/hotsites/suplemento_2007/Cad_09/Pag_98.html

Problemas contemporâneos: desafios para a escola

Organização dos tempos escolares no ensino fundamental: séries e ciclos
Nos dias de hoje a situação da Educação no Brasil está passando por grandes modificações das quais é necessário pensar e repensar em estratégias que possam elevar o nível do ensino no país.
Para que você leitor tenha o conhecimento a respeito da Lei de Diretrizes e Bases que rege a Educação é necessário compreender o conceito de Progressão Continuada e Ensino em Ciclos:

Progressão continuada

Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. É considerada uma metodologia pedagógica avançada por propor uma avaliação constante, contínua e cumulativa, além de se basear na idéia de que reprovar o aluno sucessivamente não contribui para melhorar seu aprendizado.
Criado no governo Mário Covas, o sistema tinha como objetivo acabar com a evasão escolar, causada pela obrigatoriedade do aluno cursar, novamente, todas as matérias da série anterior por não ter obtido o êxito necessário para ser aprovado em apenas uma. O aluno, então, se desmotivava e deixava a escola. 


Ensino em Ciclos
Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes à primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos). Ou ainda em ciclos de dois ou quatro anos.


No Brasil, a ruptura com a organização seriada do ensino, que teve início nos anos oitenta, a partir da implantação de ciclos nas séries iniciais do ensino fundamental, colocou a progressão continuada como uma tendência orientada pelo governo, principalmente após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. A LDB propõe a progressão continuada organizada em forma de ciclos, considerando o conhecimento como processo e vivência que não admitem a idéia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno está continuamente se formando, construindo significados a partir das relações dos homens com o mundo e entre si. 

A progressão continuada, apesar de ser considerada uma idéia avançada, é alvo de polêmica por alguns considerarem que ela configura a "aprovação automática" dos alunos. Essa idéia leva em conta que a progressão foi adotada, no Brasil, sem se mudar as condições estruturais, pedagógicas, salariais, de formação dos professores e outras necessárias ao desenvolvimento de um verdadeiro projeto de progressão continuada. Outros, no entanto, consideram um importante projeto para solucionar o problema da reprovação e evasão dos alunos. 

Nestas discussões ainda existem idéias polêmicas como que na progressão continuada os alunos passam para a série seguinte carregando sérias deficiências, dispersando-se e, conseqüentemente, atrapalhando o aprendizado dos demais.
“Em nome do ultraliberalismo, o Brasil caminhou para o analfabetismo”, criticou em 2006, quando ainda era prefeito de São Paulo, o atual governador José Serra (PSDB).

Referências bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Progressão continuada" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira
EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=68, visitado em 1/6/2011.
Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação, Creso Franco (org.), 172 págs., Ed, Artmed, tel. 0800-703-3444


IMAGENS DO GOOGLE: